Minha foto
É um manual prático sobre a energia dos cristais e pedras. Criado por Clênia Cartaxo em Janeiro de 2012. Uma sequência de páginas com lindas imagens!

.

Introdução ao conhecimento das Pedras e dos Cristais
Tanto os cristais quanto as pedras ajudam-nos na meditação, na ampliação do nosso campo magnético, na busca do conhecimento, nas viagens astrais... Transmitem-nos energia, muito mais do que aquela que recebem de nós. É verdade que há uma espécie de troca; digo espécie, porque recebemos em dobro, em triplo e, às vezes, até em décuplo as energias que lhes damos. Nós, os cristais e as pedras somos parte da Natureza, sendo que eles, pela pureza, são mais poderosos e mais iluminados que nós. Contudo, querem nossa integração.
Recebem a perfeição e a harmonia do Cosmos, sendo por isso, todos os chakras da Natureza. Se nos concientizarmos disso, procuraremos trabalhar com eles, pois os benefícios, deles adivindos, serão incontáveis. Para tanto, basta desenvolvermos nossa intuição, nossa sensibilidade, nossos sentimentos e nossas virtudes; e, assim, canalizaremos todo o Bem, e com eles faremos um Universo melhor.
"A gente não escolhe os cristais, eles nos escolhem!"
Podemos, através deles, entrar na atemporalidade, isto é, ver o presente, o passado e o futuro, como se fossem um só momento.
Para fazermos brilhar a nossa luz, para ficarmos em estados atemporais, é importante meditarmos com os cristais, ao menos dez minutos por dia. Podemos fazer uso também do Tarot dos Cristais, de músicas, de velas, como recursos auxiliares.
Os cristais e as pedras servem para: meditar, orar, curar; energizar ambientes, plantas, animais, pessoas; e também para banhos. Você deve ter um cristal só seu. Poderá andar diariamente com ele junto ao corpo ou na bolsa. Vez por outra, deve tocá-lo para que ele se sinta amado ou lembrado.
Vamos a eles em uma ordem de A a Z:

Aglomerado Branco ou Drusa

Pedra dos altos e baixos. Do equilíbrio ambiental. Os aglomerados - um conjunto de pontas presas a uma base comum- trabalham o entendimento do equilíbrio. Em geral são de quartzo branco, mas podem ser encontrados na ametista, no citrino e na canga rosa. Sua função é nos fazer entender os processos de altos e baixos, de subida e descida que enfrentamos na vida. Como se, do fundo, conseguíssemos olhar para cima e ver que sempre existe luz, sempre há uma saída. E, de cima, olhando para baixo, nos conscientizamos de que nenhuma vitória é eterna, nenhuma conquista perene. E, assim, aprendemos a nos equilibrar, neutralizados por esta noção de que não devemos nos deixar tragar pelas situações-limite, sejam elas de euforia ou de- pressão, já que nada é, realmente, definitivo. O aglomerado branco, por ser polivalente, trabalha, portanto, profundamente o equilíbrio, tanto pessoal como, num ambiente, o de todas as pessoas que ali convivem. Os aglomerados de cor servirão para trabalhar o equilíbrio dentro da sua questão específica, com exceção da ametista, que também pode ser usada como polivalente. Neste caso, o branco vai atuar mais sobre a compreensão, e a ametista, sobre a prática de como não perder o ponto de equilíbrio, pois ela tende a nos jogar na próxima situação, aliviando automaticamente os fatores que perturbam. É a pedra dos altos e baixos. Do equilíbrio ambiental.


Água-Marinha

A água marinha é uma pedra preciosa de cor azul, podendo ter diversas tonalidades, desde o azul pálido, até ao azul forte, passando pelo azul-esverdeado. A sua coloração deve-se à presença de ferro.
É uma pedra da família do berilo, grupo ao qual também pertence a esmeralda. É chamada assim devido à sua lindíssima cor azul. Água marinha deriva do latim "acqua marinae" que quer dizer literalmente água do mar. 
A água marinha sempre foi o símbolo da felicidade e da juventude eterna. Uma bonita história conta que Neptuno decidiu dar como presente esta pedra às sereias e animais do mar.
Esta pedra é conhecida como a “Pedra dos Marinheiros” e acredita-se proteger os viajantes. Para além disto também se acredita ter propriedades curativas, como por exemplo curar as doenças dos olhos, curar doenças respiratórias e proporcionar tranquilidade. Também é útil nas perturbações glandulares, dores de dentes, tosse e problemas de estômago.
Mas as propriedades desta pedra magnífica vão para além disso. Esta é a pedra dos videntes e místicos. Dá clareza de espírito. Diz-se que quem a tem terá um coração generoso e verdadeiro, que ama a protege a sua família e amigos. Esta pedra proporciona paz, alegria e felicidade nos relacionamentos com os outros. A água marinha está associada ao planeta Lua e aos signos Escorpião e Aquário.
Da mesma forma que é necessário ter cuidados com outras pedras preciosas, também é necessário ter em atenção as características específicas desta pedra.
Esta pedra preciosa parte-se com relativa facilidade e é sensível à pressão. Por isso antes de levar a cabo qualquer tarefa que posso de alguma forma danificar a água marinha deve retirar esta jóia. O que inclui assegurar-se que retira o seu anel antes de iniciar qualquer tarefa em que possa inadvertidamente haver alguma pressão sobre a pedra.
Aliás, é um cuidado que deve ter com qualquer joia, mas esta pedra é particularmente sujeita a este tipo de acidentes. A Água-Marinha é a pedra das águas mansas e da calma.

Amazonita


Variedade verde a verde azulado do feldspato microclina. Muito usada como pedra ornamental, principalmente joias e estatuária. A forma preferida de lapidação é como cabochão, pois é um mineral não translúcido e a lapidação facetada pouco acrescenta à beleza da gema. Seu nome deriva do rio Amazonas, pois na Europa acreditava-se que as primeiras amostras que lá chegaram provinham das margens deste rio. Ocorre em pegmatitos graníticos, principalmente no Estado de Minas Gerais. É também chamada erroneamente de jade-do-brasil. 
Aumenta a energia criativa; reduz a depressão; energiza levemente o corpo físico e o sistema nervoso sutil. O propósito da amazonita é aperfeiçoar a expressão pessoal. Ela era conhecida pelos egípcios que a usavam em ornamentos, milhares de anos antes da sua descoberta na América do Sul. Ajuda a aumentar a energia criativa, reduzindo a depressão, fortalecendo a aura.
Crença errônea que sua fonte primária era o rio Amazonas. A Amazonita faz parte do grupo do silicato, o mais abundante dos minerais e gemas do planeta. Sua composição é de silício e oxigênio; por isso, tem a cor verde derivada de uma certa quantidade de cobre. O verde está relacionado com o suave, a esperança e a renovação (de tecidos, células). Assim, a amazonita teria o poder de ajudar na cura do fígado, dos rins ou do baço. É a pedra da expressão afetiva. 

Ametista

A ametista é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento. Diz-se que a origem de seu nome é do grego a, "não" e methuskein, "intoxicar", de acordo com a antiga crença de que esta pedra protegia seu dono da embriaguez. A palavra provavelmente é uma corruptela de um nome oriental da pedra.
A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e era amplamente empregada na antiguidade por entalhadores. Contas de ametista também foram encontradas em túmulos anglo-saxônicos na Inglaterra
As jazidas mais importantes estão no Brasil nas cidades de (Caetité na Bahia,Chopinzinho no Paraná, Montezuma em Minas Gerais e principalmente Ametista do Sul no Rio Grande do Sul). Neste município, não são raros geodos com mais de 2 metros de altura.
A ametista é a pedra de nascimento associada a Janeiro e Fevereiro, e está associada aos signos de Peixes, Áries, Capricórnio, Aquário (especialmente as variedades roxa e violeta) e Sagitário. É um símbolo de entendimento celeste, do pensamento pioneiro e da ação na filosofia, religião e planos espirituais e materiais.
Ligada ao Dia dos Namorados, a tradição diz que ajuda aqueles que a usam para manter a fé, causar a paz e acalmar o espírito. Era frequentemente carregada por soldados nos cabos das lâminas das espadas como um amuleto contra a morte e para trazer a calma e a vitória nas batalhas. É útil para a revelação profética da verdade. Diz-se que fortalece a sabedoria, a fé e a religiosidade e é uma ajuda nas preces e nos sonhos. Diz-se que é um amuleto contra bruxaria, veneno (ela indica a presença de veneno diminuindo sua luz) e pensamentos ruins; é uma ajuda para a castidade, um poder contra todas as formas de super indulgência e uma força para a mente. É usada como um amuleto para favorecer príncipes, dirigentes, clérigos, pessoas ricas, influentes e poderosas, pessoas com habilidades proféticas, poetas, viajantes, publicitários e outros.
Amarrada ao pulso esquerdo, a ametista, dizem, permite ao usuário ver o futuro nos sonhos. Ela repele pensamentos e ações malignos, dá um senso apurado para os negócios e previne contra a saúde ruim. A ametista atrai o amor e a boa sorte e ajuda a prevenir a embriaguez.
Quando gravada com os nomes do sol e da lua, diz-se que protege contra a feitiçaria. Um cavalo alado cortado numa ametista é um talismã de proteção para o cavalo e seus cavaleiros. Mergulhe uma ametista em água quente, retire-a, seque-a cuidadosamente e aplique sobre a dor de cabeça ou a dor de dente.
Sonhar com ametistas indica sucesso a um viajante, clérigo, marinheiro, filósofo, professor ou místico; também proteção, fé e pensamentos frutíferos.
A ametista é a variedade mais apreciada do quartzo. Os seus cristais sempre crescem sobre uma base. Quando têm formato de pirâmides, a cor mais intensa predomina nas pontas dos cristais. Existem algumas variedades de ametista que podem apresentar faixas brancas de quartzo leitoso.

Azurita

Chega um momento em nossa evolução que se torna necessário desafiar a própria natureza da realidade pessoal de um ser. Ao abandonar velhos padroes é possivel dar um importante salto para uma realidade maior e experimentar a conscientização expandida que surge quando se substituem conceitos obsoletos por uma compreensão mais profunda da vida. A Azurita destina-se a esse salto. Representa a luz por dissolver a obscuridade de cada temor e transforma-lá num discernimento mais claro. Sua radiante tonalidade azul-escura tem capacidade de deslocar pensamentos subconscientes para a mente consciente. A azurita motiva o raciocínio mais elevado trazendo à tona profundos modelos de pensamento subconsciente para que sejam examinados pela percepção consciente. Esse processo renova, reanima o raciocínio para servir a um propósito mais nobre.
Na antiga época egípcia, essa valiosa pedra foi usada por eminentes sacerdotes e sacerdotisas a fim de elevar sua percepção a um estado de consciência divina.
A pureza destes cristais purifica a mente e a alma, trazendo luz e verdade. O seu intenso e vibrante azul possui a capacidade de deslocar a energia curativa através de todos os niveis de um ser do físico ao mais sutil. A azurita age como catalizador para iniciar a transformação que integra a Terra ao éter, o físico ao espiritual. Essa ligação ocorre quando se purifica a mente subconsciente, permitindo que a luz interior se funda em pensamentos, sentimentos, palavras e ações
Fortalece o sangue. Corta as ilusões. Inspira criatividade, intuição e limpa a mente. Ajuda a revelar e dissolver más impressões que aconteceram no passado. Azurita nos faz pensar criticamente, revela padrões de nossos pensamentos e nos permiti pensar e analisar circunstâncias profundas. Azurita é conhecida também pelas suas propriedades estimulantes no fígado e ajuda no processo de desentoxificação. Também estimula as atividades do cérebro, sistema nervoso e encoraja o crescimento das glândulas.

Biterminado

Os cristais Biterminados possuem dupla terminação, como seu próprio nome sugere. Neles, a energia flui através de ambas a s terminações. A força desse cristal reside no seu corpo e flui pelos ápices. São poderosos instrumentos de manipulação energética, pois podem absorver energias negativas por um dos ápices e dispersá-la pelo outro.
No tratamento terapêutico, os Biterminados são ótimos quando usados entre chacras fazendo com que a energia acumulada em um possa fluir para o outro. Podemos encontrar cristais Biterminados de vários tipos, como os de quartzo límpido, de turmalinas, de citrinos; de quartzo enfumaçado, entre outros.
Este cristal tem a função de abrir caminhos, estabelecer pontes, fazer ligações, obter a fluência entre dois pontos. Pode ser usado para tudo que tenha esta conotação, desde as ligações do organismo, as articulações, os nervos, as veias, etc. Podemos usar o branco, que é polivalente, para qualquer área, ou, em casos específicos, o branco acoplado a pedra de área atingida ou o  próprio cristal da cor desta área lapidado na forma de duas pontas. Pode ser usado também para abrir a comunicação em geral, nos ambientes entre pessoas. Muito boa pra ser usada para quem lida com clientes. Ajuda a comunicar, a por pra fora o que temos dentro de nós (acoplar com o azul). Na comunicação afetiva (acoplar com o rosa). Para abrir caminhos concretos (acoplar com o marrom). E assim por diante. Dissolve divergências. É o cristal ou pedra da comunicação e do caminho.

Calcita ou Quartzo Laranja

Pedra do cotidiano. A calcita laranja muitas vezes é encontrada sob o nome de quartzo laranja. Como todos os quartzos, é um estabilizador. Equilibra as relações emocionais com o dia-a-dia, esclarecendo as confusões e descomplicando nossa maneira de agir diante dos pequenos impasses que surgem a cada instante. É a pedra da elaboração, nos ajuda a saber lidar com estas pequenas coisas que nos complicam todo o tempo, as decisões imediatas diante das quais nos vemos ao longo do dia e que, quando mal resolvidas, acabam nos empacando na vida como um todo. Uma posição tranqüila diante dos embates cotidianos indica com mais clareza por onde devem ir nossas escolhas. Esta pedra vai estabilizar os impactos que causam as reações chamadas "de fundo emocional", isto é, "segura" e contorna as situações que, sendo difíceis para nós de suportar, provocam um sintoma imediato no físico, que vai justificar o nosso impedimento de lidar com o que está acontecendo naquele momento - tipo uma dor súbita, um distúrbio de pressão, um desmaio, etc. É muito boa para manter um ritmo suportável na vida de quem tem muitas atribulações.
Na área física, vai tratar dos intestinos, dos rins, da região lombar (músculo e coluna) e dos ovários (neste caso, funciona bem em dupla com a rubilita, inclusive nos casos de fertilidade).

Calcita Ótica

No passado era utilizada na manufatura de óculos e monóculos, como lente. Sua aparência é a de um “cubo de gelo”. Pode ser encontrada em várias cores como: amarela, mel, rosa, azul e branca. 
É a pedra da “sintonia”, faz a conexão entre pessoas, sentimentos, objetivos, adaptações à circunstâncias. Explicando melhor, atua como um agente unificador em situações as quais queremos vencer dificuldades de adaptação como, por exemplo, adaptar-se a um novo trabalho em que você exerce uma função a qual não gosta ou acredita que não vai conseguir por ser muito diferente. 
Ela faz com que sintonizemos com nossos ideais, vontades, ou mesmo compromissos de Alma. Quando usada na meditação, além de harmonizar nosso interior trazendo a sintonia fina com o “seu melhor”, ela pode ser uma facilitadora para fazermos Viagem Astral e ou Desdobramento, lembrando sempre que esta deve se dar com muita segurança, após muito treino. 
Abre nossa conexão e nossa sintonia com nossos mentores e protetores espirituais. Também realiza uma boa conexão com nossa memória, portanto, é uma boa auxiliar aos estudantes, principalmente na fase de exames ou vestibulares, ajudando a fixar os conhecimentos e a acessá-los com muita clareza.
No corpo físico, é auxiliar no tratamento de osteoporose, ou problemas com estrutura óssea em geral. Já quando está no ambiente, pode auxiliar o entendimento entre as pessoas e a sintonia no trabalho em torno de objetivos comuns.
Como você vê, esta pedra é muito útil no nosso dia a dia, podendo realizar benefícios de forma clara e objetiva, vale a pena tentar utilizá-la.

Cianita

Cianita Azul
Uma das pedras mais especiais com a qual podemos contar é a Cianita Azul. Seu mito de utilização é voltado à “Proteção Divina” associada aos Anjos, em especial à “Arcanjo Miguel”. Sua sintonia é realizada através da força interior, resistência inabalável doada por ele. Já na Grécia, seu mito está voltado aos deuses Poseidon e Netuno, pois assim como a Água Marinha, teria poderes vindos das Águas para a proteção dos navegantes, ou dos filhos desta energia. A Cianita Azul era vista como “presentes” destes deuses para os homens.
Poderoso instrumento de magia, ligada ao Planeta Vênus e ao elemento Água, funciona mesmo como uma Espada, capaz de cortar cordões energéticos, expulsar influências negativas, dissolver padrões de pensamentos negativos, anular magia negativas feitas contra a pessoa, e ao mesmo tempo em que “corta” tudo isso, já “cicatriza” o campo áurico Ela é ligada às altas esferas espirituais, não aceita portanto o mau uso, ou para magias nebulosas, pois sua esfera é dos Anjos e não outra.
É tão poderosa sua ação, que se torna visível a melhora imediata da pessoa que a utiliza. Podemos empunhá-la, sintonizar mentalmente com Miguel, e sentir o momento que já está vibrando fortemente esta energia, mas leve em consideração que a conexão quem faz é a sua intenção, e depois correr com ela paralelo ao corpo, mentalizando a limpeza e a quebra da negatividade.

Cianita Preta

Um complemento dela, que corresponde em sua energia, com a função de limpeza profunda e anulação de magias mais especificamente, é a Cianita Preta, ou Vassoura da Bruxa, e por sua vez pode ser colocada aos pés da pessoa, ou no eixo energético lá nos pés, ao mesmo tempo em que corremos com a Espada cortando, e ela a Cianita Preta, vai absorvendo sistematicamente tudo aquilo que está sendo cortado.
No físico, a Cianita Azul atua como um agente importante contra a pressão alta (que, na metafísica, nada mais é do que a pessoa se pressionando a dar resultados), também é auxiliar nas inflamações dos nervos como bursite, tendinite, ciática. Acalma, traz sensação de segurança, alivia dores em geral e também protege contra pesadelos, pois a proteção desta pedra é infinita.
Vale a importante “dica” nestes dias em que precisamos nos manter lúcidos e conscientes de nosso papel dentro deste importante momento espiritual, onde a boa intenção e o coração voltado ao “Bem Maior” há de prevalecer!

Citrino

Citrino recebe esse nome devido sua coloração amarelada, quase amarelo limão ou citrus (de onde vem o nome). Seu nome, vem do grego e significa "pedra de limão" 
Alguns estudiosos dizem que sua coloração é parte de seu mistério e de seu poder, já que é uma pedra ligada ao poder do sol. Podem ser também de cor amarelo-claro até marron.
O sol e o fogo são os dois elementos que recarregam as energias do citrino. Na verdade, o poder do citrino vem do sol, do dia, do amanhecer. A pedra mesmo, simboliza o sol nascente, quando ele se faz mais forte para ressurgir no céu.
Um dos seus benefícios é justamente auxiliar no início de um ciclo. Todo e qualquer ciclo é protegido pelo poder do sol e do citrino. Quem está de novo emprego ou de nova residência, deve usar o citrino em casa. Quem está com um novo projeto de vida também, pois o citrino abri os caminhos de novos ciclos e os alimenta com energia vital e brilho.
Esta pedra também está ligada ao equilíbrio emocional tanto de crianças, adolescente como de idosos. Muito usada para vitalizar as emoções, principalmente para quem sofreu perdas irreparáveis, como no caso de órfãos.
Seu poder é capaz de aliviar a dor da perda, equilibrando novamente as energias vitais e emocionais de quem a usa, seja em meditação ou em contato com a pele.
Ela também auxilia no alcance das realizações pessoais e da plenitude, pois traz energia ao seu usuário. Como já falei anteriormente essa pedra utiliza o poder ou a força solar para se reenergizar, passando assim para o seu possuidor a força, a vitalidade e a energia do sol, fazendo com que sempre tenha a suas forças vitais alta. 
É usada em meditação. Nesse processo faz com que seu usuário tome uma posição coerente e sincera diante da vida, permitindo que se elabore melhor as suas escolhas e que consiga realizar o que de fato desejamos.
Quem sofre de falta de iniciativa deve carregar o citrino sempre consigo, pois esta pedra dá maior clareza de pensamento ao seu portador. 
Por ser uma pedra de alimentação interior, ela faz com que preencha os vazios encontrados dentro de cada individuo. Uma vez preenchido esse vazio passasse a buscar a satisfação e o nosso próprio espaço.
É considerada uma pedra do aparelho digestivo pois combate intoxicação, prisão de ventre e diabetes. Também regulariza o funcionamento das glândulas endócrinas e estimula o sistema físico.
Também é protetora, limpadora e energizadora do plexo solar, chacra por onde entra as energias. O citrino trabalha contra as energias intrusas, removendo ao mesmo tempo os medos e dando maior percepção psíquica.
Possui a bela missa de alinhar os chacras com o plano etérico. O que faz com que combata a depressão e o estresse emocional ou pelo menos alivia a sensação de cansaço físico e mental.
A água de citrino atua como um limpador das vias digestivas e dos rins, ou seja, de todos os filtros do organismo até os intestinos. Quando misturada com quartzo branco e ametista na água se torna um regulador de apetite, tanto para falta como para o excesso. Auxilia contra a obesidade e diminui a vontade de fumar ou de ingerir bebidas alcoólicas. Já com a Azurita, Quartzo Verde e Ametista, serve para defesa do sistema imunológico.
Usada à noite na água de beber ou próximo a cabeceira da cama, remove os medos e evita pesadelos.
O citrino é uma pedra que cuida das nossas realizações pessoais, e nos ajuda a encontrar o nosso verdadeiro lugar no mundo. Ela também cuida do reconhecimento público, das aprovações.
Bom lembrar que o Citrino resolve qualquer tipo de deficiência do nosso sistema imunológico. Por tanto, muito útil para as crianças que inclusive ajuda na formação clara do Eu e da personalidade delas.
É indicada para boa disposição espiritual, clareza de pensamento, disposição para aceitar meio-termos, para motivação, coragem e para obter a força do sol no coração e na alma.
As profissões que mais precisam usar o citrino são: comunicador, publicitário, funcionário publico, terapeuta alternativo e vendedor.

Cornalina

A Cornalina é a pedra que ativa a criatividade e a sexualidade. Sua energia do fogo é a mesma da ação e do movimento. Pessoas com tendência a passividade, distração e falta de concentração devem usá-la. Aumenta a coragem, a disposição, a autoconfiança e determinação inspirando sensações de bem estar. Em geral é usada para diminuir as dores de cólicas. A branca é excelente para os olhos, a vermelho-clara no tratamento de anemia e a vermelho-escura faz bem ao coração e sistema circulatório. Para quem é susceptível a temperaturas frias, a Cornalina aumenta a sensação de aquecimento. 
Representa segurança material, poder e autoridade. Sugere concretização de projetos, desde que executados dentro dos padrões da lei e ordem. Pode exibir a faceta ruim de uma pessoa autoritária, déspota. Mostra que precisamos estruturar bem as idéias e agir com disciplina e tato. Aponta para a influência positiva ou negativa de homens poderosos e bem sucedidos sobre uma situação.

Crisocola

Esta pedra é de uma cor azul esverdeada com manchas de ambas as cores e caminhos que parecem rios entre elas, parecida com um mapa. Ela é exatamente, a pedra que abre os caminhos para pôr pra fora, expressar o que sentimos, as nossas emoções e o que pensamos também. Desta forma, evita o sufocamento, o represamento que ocorre quando não conseguimos fluir as emoções e que causa o acúmulo, a sobrecarga, nos faz carregar mais do que devemos ou podemos, nos faz carregar o peso morto do que já deveríamos ter tirado de nós. Esta sobrecarga aprisionada é que causa o desgaste que conhecemos por estresse, ou seja, a situação em que nossas forças, por aguentarem mais do que o devido, começam a se quebrar. A Crisocola é a pedra que alivia e recupera o estresse.

Crisoprásio

O Crisoprásio é uma pedra para pessoas que têm um nível de auto-exigência exagerado, que são muito duras consigo mesma e consequentemente, tendem a ser com os outros também. É a pedra para quem tem a "síndrome do fracassado"  e se cobra todo tempo pelos menores insucessos. É também a pedra que vai nos ensinar a sermos mais doces conosco, a nos darmos colo, a perdoarmos os nossos fracassos. Vai nos ensinar a ter um melhor conceito de nós mesmos, nos entendermos melhor afetivamente. É uma espécie de auto carícia. Ameniza o auto julgamento, alivia as nossas culpas. 
Fisicamente é usado para tratar de diabetes, baço, vesícula e pâncreas.
Cuida da Instabilidade do humor. Do mau humor, das mudanças súbitas e inesperáveis de humor. Cuida também de curar as "amarguras. É a pedra do perdão e da auto-exigência. 


Dolomita

A Dolomita está ligada ao poder da decisão. Tem o poder de nos tirar das encruzilhadas. Isto não significa que vai nos dizer o que fazer, mas sim que vai nos obrigar a andar de alguma maneira, aliviando o impasse, desobstruindo os caminhos.Na área física, é excelente para tratar de problema dos joelhos, que representam as nossas encruzilhadas na vida. Toda vez que estamos diante de uma dúvida cruel sobre por onde seguir, que caminho tomar, a tendência é que surja um problema na área dos joelhos. Neste caso, a Dolomita(ou o jaspe vermelho) pode ser usada pregada com esparadrapo sobre o próprio joelho e/ou junto com a pessoa de qualquer maneira e/oi dentro de uma bacia com água (em qualquer temperatura), onde se deixa os pés repousarem durante qualquer tempo, quando se está vendo televisão, por exemplo. 
Os joelhos podem também ser tratados com o cristal fumê, que é "dono"  da área de pés, de pernas e rege os ossos e músculos, as coisas sólidas do nosso organismo, das mesmas maneiras descritas acima para o uso da Dolomita e do jaspe. Em caso de dor, pode-se acrescentar ao tratamento de uma das pedras anti dor, ou seja, Ametista ou Fluorita. No caso de utilizar a bacia com água, pode-se sempre acrescentar um punhado de sal, que ajudará a equilibras mais ainda, como o cristal que é. A Dolomita é a pedra da decisão.

Esmeralda

A esmeralda concede discernimento, sabedoria e habilidade. Era associada ao signo de Virgem e ao planeta Júpiter; os antigos 'livros das pedras' atribuíam-lhe a virtude de afastar as tempestades e o mau tempo, mas também de ajudar os escravos a obter a liberdade. A sua cor verde fez dela um poderoso símbolo da água e da chuva fecundadora. Em livros mais recentes a esmeralda é aconselhada a todas as crianças que sofrem de pesadelos, e na sabedoria cristã ela personifica a 'crença e a esperança'.
A esmeralda é a pedra do mês de maio e também a gema dos 20º e 35º aniversários de casamento.
Ela é uma das mais caras de todas as gemas e o seu nome vem do grego. As mais caras são as verde puras.
As esmeraldas pertencem à família do berílio e caracterizam-se muitas vezes por um jardim de cristais no seu interior: com ampliação visual, pode-se ver várias espécies de lindos tons lembrando um jardim. Uma esmeralda completamente pura e sem incrustações é muito rara, encontrando-se em pequenas quantidades. As pequenas e médias são lapidadas em talhe esmeralda, mas são também bonitas em cabochon ou pêros. Por vezes são também gravadas.
De acordo com a superstição, o uso da esmeralda não só pode curar um amplo espectro de males como sanar a infertilidade, melhorar um baixo q.i. e a visão, ajudando ainda a predizer o futuro. 
É a pedra da esperança e do prazer.


Fantasma

Os cristais Fantasmas, são aqueles que, quando olhamos dentro deles, vamos como se houvesse outros se formando. São pontas de quartzo branco ou fumê que contêm dentro de si a forma esboçada de outas formas, num estado mais primário parecendo uma vegetação, esverdeada ou marrom, ou num estágio mais avançado que parece uma nuvem branca - isto depende só momento de composição físico-química em que o quartzo se encontra dentro de sua evolução na natureza.
Estes "embriões", estas formações dentro de uma forma já completada, representam o nosso canal de ligação com a Fonte Geradora, a onda de energia do Universo da qual fazemos parte, e os nossos diversos níveis de energia, todas as nossas dimensões. Assim sendo, esta é uma excelente pedra para abrir este nosso
canal, equilibrando nosso eixo profundo, e nos mantendo em contato constante com o Cosmos. Este conjunto de energias protetoras seria aquilo que os espiritas chamam de "falange", nossa falange espiritual.
Com todas as nossas dimensões energéticas ativadas e constantemente presentes, nos encontramos protegidos, sem dúvidas. No caso da turmalina preta, ela nos protege por nos fincar na realidade material, concreta. No caso do fantasma, porque ele nos conecta com a nossa realidade mais sutil, espiritual, a
consciência da nossa grandeza e verdadeira dimensão enquanto ser universal. Na prática, pode ser usado como cristal de proteção em qualquer situação, inclusive no carro, na casa, na carteira, etc. Muito bom para andar com crianças. Quando queremos proteger uma questão que nos parece especialmente fragilizada, usamos o fantasma sobre o chakra ou junto a uma pedra deste chakra.


Fluorita

A Fluorita na sua estrutura original, compõe-se de várias cores: amarela (como na foto acima), azul, verde, branco, roxo e marrom. É uma excelente pedra no uso de clamante, muito bom contra insonia, os edemas, a febre, o excesso de agressividade e a ansiedade. Pode ser usada a vontade. 
Fluorita possui um grande poder de cura. Acumula e absorve os nutrientes vitais. Fortalece os dentes, os ossos e os vasos sanguíneos. Ajuda na concentração quando meditando. É uma pedra multidimensional, manifestando os maiores aspectos da mente que está conectado com o espírito. Ajuda a compreender e a se interar das realidades físicas da 4º, 5º e 6º dimensões. Usado também no chakra do terceiro olho. Permite que a mente se mantenha em perfeito equilíbrio.
Como atuação especifica, ela funciona como uma pedra se superação das situações. Nos faz ver, encarar e entender os diversos ângulos de uma questão, de modo cru e direto. Funciona  como um calço, um apoio sobre o qual nos firmamos para compreender que temos motivos suficientes para não permanecer mais naquela vivencia, superando-a, esgotando-a e seguindo adiante. Como um amigo de verdade faria, uma crítica honesta- por isto, é a pedra que representa a amizade, a mão que seguramos para nos apoiar e seguir em frente com confiança. No entanto, atenção: não adianta usar a fluorita se não estamos em condições ou realmente dispostos a encarar a situação e sair dela.
A  Fluorita é a pedra da superação, do apoio e da amizade.

Grafitado

O Grafitado é um cristal de quartzo branco com fios de turmalina, tipo rutilo. É um cristal turmalinado, como se diz. Pode ser usado como auxiliar no equilíbrio, por conter  preto e branco, e fazer o chamado "equilíbrio palas pontas", que é quando se utilizam estas duas cores considerando como se elas representassem, englobassem, todas as outras da espinha dorsal energética. 
Assim como o rutilado, com seus caminhos dourados, aponta os caminhos através da iluminação, da percepção, da compreensão, o grafitado tem como sua função principal indicar a maneira mais concreta de pisar nestes caminhos. O Gafitado é a pedra da indicação.

Granada

A Granada é um estimulante por excelência. Trabalha mais ao nível do estímulo mental, fazendo-nos entender por onde, quando e como devemos nos mover. Noa atira de frente nos acontecimentos. Deflagra e abre caminhos. Traz uma clareza de escolha.. Faz uma excelente dupla com a Dolomita ou com a pedra Jasper vermelho, isto é: com a granada eu decido o que vou fazer, com a dolomita eu parto para executar o que decidi. Muito boa para pessoas que estão precisando de um "guindaste" que as levante, em qualquer sentido. Quando o que se quer é um amor profundo, uma forte ligação com o outro, a pedra indicada é a granada vermelho-escura, ideal também para os relacionamentos ocultos ou vividos em segredo. Quem usar essa pedra deve, no entanto, tomar cuidado para não se deixar levar por crises de ciúme, que poderão destruir a relação, pois ela estimula o sentimento de posse. Excelente para tratar a sexualidade. 

Hematita

A Hematita contém uma alta quantidade de ferro. como o sangue humano. Por isso, é a pedra por excelência para tratar de questões sanguíneas. 
Hematita é uma das melhores pedras para ativar a Estrela da Terra. Para que o corpo de luz estabeleça morada no plano físico, é preciso que seje feita uma identificação consciente com esse chacra.
Hematita fornece uma perspectiva divina e permite um entendimento mais profundo da natureza com eternas mudanças da realidade terrena. A Hematita metamorfoseou a própria natureza da dura realidade física ao unir o ferro e o oxigênio numa forma rara e bela. Ela está disposta a nos ensinar como fazer o mesmo. Mostrando as possibilidades ilimitadas quando a essência espiritual é fundida nas raízes do mundo físico.
A Hematita tem o poder de canalizar energia espiritual diretamente ao sangue e estimular todas as células do corpo com uma força revitalizadora. Quando isso ocorre, há uma profunda mudança, ainda que sutil, no DNA que nos legado por eras de esquecimento; novos padrões são infiltrados, substituindo antigos programas codificados que dominaram a nossa consciência por milênios.
Hematita é uma das melhores pedras curativas para proteção e é maravilhoso parceiro quando se quer combater insônia, pois ela ajuda a aliviar a tensão criada por uma mente hiperativa, enquanto redireciona a sua força básica para o corpo, permitindo-lhe descansar. É  a pedra da circulação.

Jade

Não tenho nenhuma experiência especifica com o uso sa pedra Jade. Mas há relatos históricos que comprovem sua eficácia como calmante, a espécie de calma que permite julgar tranquilamente as situações, observar sem paixões. É por isto que a Jade é chamada a pedra da sabedoria.. A pedra de Salomão.

Lápis-Lazúli


O Lápis-Lazúli, como todas as pedras que contém o dourado, tem a ver com trabalhos espirituais. É boa portanto para "morar" no ambiente de quem trabalha com este tipo de coisa ou para quem deseja aprimorar sua qualidade energética.
Uma pedra fantástica que transmite serenidade e proteção. Estimula atividades com psicologia facilitando os insights e a compreensão dos sonhos e seus símbolos. É uma pedra que aumenta o poder de contato com o mundo espiritual por ter os riscos dourados, pois o dourado é uma cor que pertence a dimensão seguinte a nossa, e, quando se apresenta em caminhos, "vai buscar" informações que estão além da nossa compreensão racional. Tais informações, quando vem na nossa cabeça feito um flash, nos trazendo a compreensão súbita de alguma coisa, ou , pelo menos, uma boa pista para isto, chamamos de insight, ou seja, você enxerga e tem noção de qual o caminho ou decisão tomar.
O lápis-lazúli ativa a intuição e o chacra da garganta - comunicação e expressão - ativando criatividade, clareza mental e expressão de emoções. E equilibra o físico, o emocional, o mental e, assim, melhora a disposição, a determinação, a alegria de viver, a verdade interior e o autoconhecimento.
No entanto, é preciso ter muito cuidado ao comprar um Lápis-Lazúli, pois frequentemente vende-se a Sodalita, que é extremamente semelhante, mas de valor comercial muito menor, em seu lugar. A Sodalita não tem riscos dourados, e sim, brancos, como as vezes ocorre também com o Lápis-Lazúli.
O Lápis-Lazúli é a pedra da inspiração.

Leopardita ou Jaspe

Fabulosa pedra. Tira as máscaras, revela a hipocrisia e as mentiras. Em situações em que a pessoa que está sendo falsa fica súbitamente nua, de uma forma irreversível.
Cria uma ponte para os mistérios mais profundos da dualidade. Ajuda a estabelecer o equilíbrio entre a luz e a escuridão, ensinando como reconhecer a escuridão como um complemento da luz e não o seu oposto.
Aumenta a percepção, ajuda a ouvir a sua voz interior.
Leopardita reduz a insegurança e fortalece o senso do eu. Instrumento perfeito para restabelecer o equilíbrio entre a passividade e atividade, espiritualidade e emoção. Ajuda a delinear o seu caminho de vida e dá proteção quando voce enfrenta desafios e cumpre objetivos.
Leopardita libera a culpa e o medo, trazendo calma e tranquilidade.

Magnetita

A magnetita é o minério de ferro por excelência e possui intensa capacidade magnética, atuando como um imã. Quando sofremos qualquer tipo de desequilíbrio na vida, isto significa que nossas energias entraram em desalinhamento. Caberá à Magnetita refazer a nossa conexão com o eixo mais profundo da terra, que ela representa, com o nosso lado mais matéria, nos centrando de novo. Ela funciona muito bem unto como Quartzo Branco, que vai trabalhar também o lado espiritual.
Junto com a Opala, a Magnetita vai fazer um trabalho de equilíbrio do dar e receber, de aprendizado da troca, propiciando uma melhor aplicação, o não desperdício da nossa plenitude.
A Magnetita é a pedra do alinhamento de energia. 

Malaquita

A Malaquita tem a função de garantir pontes de relacionamento onde a afetividade é complicada e conturbada. Permite que se atravesse as tormentas com segurança  mantendo os elos concretos necessários. Como no caso de parentes, por exemplo, mãe e filho, cunhados, etc. Que tem uma relação difícil, com ressentimentos, má comunicação, divergências, mas que por força de serem família, muitas vezes até moram juntos e precisam se relacionar. A simples presença da Malaquita nestes casos permite que se mantenha uma convivência ao menos minimamente decente.
A Malaquita também vai nos mostrar quem são os nossos cúmplices nesta vida. De um modo geral e também em situações especificas. Como quando nos juntamos a um grupo de qualquer tipo e não conhecemos as pessoas, mas precisamos estabelecer com quem fazer as alianças necessárias. Neste caso, a Malaquita vai nos apontar tais pessoas, principalmente quando usada em conjunto com a Leopardita (Pele de Leopardo ou Leopard). É a pedra da cumplicidade e das alianças corretas. 

Obsidiana

Esta é a pedra do chamado "pão-pão, queijo-queijo", ou "os pingos nos iis". Ela põe tudo no seu devido lugar, fazendo justiça. A Obsidiana não tem perdão, é contundente: quando ela mostra a verdadeira face de uma situação (as verdadeiras faces = vai apontar todos os lados)  o faz de uma maneira radical e geralmente sem volta. Mas também , tão bem-feita, que nem sequer sentimos a sensação de perdas, apenas entendemos que aquilo nõ nos serve, se for o caso de largar a situação ou pessoa.
Lembre-se de que quando você está usando a Obsidiana para saber o que ocorre com pessoas ou situações que lhe dizem respeito, a sua própria posição também será colocada as claras.
A Obsidiana é uma pedra muito pesada e deve ser usada com cuidado. Na verdade, sua origem é a lava vulcânica, da qual é formada e é a única pedra que não contém água em sua estrutura. Não deve ser usada junto ao corpo, porque  tende a "sugar" nossas emoções (simbolizada pela água), podendo nos fazer sentir pesados, depois de um certo tempo. O melhor é utiliza-la deixando no ambiente e quando terminar o que tiver para fazer, desintencione-a e deixe-a em qualquer cantinho, sem sufocá-la. Use para uma tarefa de cada vez.
A Obsidiana pode e deve ser usada em todas as questões judiciárias. Quando você tem certeza que está com a razão. É a pedra da justiça e da revelação.

Olho-de-Tigre

A Olho-de-Tigre é uma pedra muito bonita, encontramos nas cores marrom-dourado, azul ou vermelho. À medida que a viramos, ´r como se uma luz se movesse na sua superfície, movendo a sua cor em nuances diversas. Isto significa que esta pedra nos permite enxergar as várias nuances de uma questão que parece  muito muito embrulhada, entender seus vários ângulos. Ver, como seu próprio nome diz. O Olho-de-Tigre deve ser utilizado nas situação em que é preciso olhar e ver. Enxergando, mesmo não entendendo, conseguimos perceber por onde ir, que movimento fazer. Descomplicar. 

- O Olho-de-Tigre marrom serve para descomplicar as situações concretas, como um todo. 

- O Olho-de-Tigre vermelho descomplica nossas atitudes. É a pedra da saída. Feita para aquelas situações que é preciso agir, encontrando uma situação de qualquer jeito, independente da compreensão.

- O Olho-de-Tigre azul descomplica o pensamento e a comunicação. É para aquelas situações em que pensamos, pensamos ou falamos, falamos e parece que estamos andando em circulo, sem sair do lugar. Ela nos ajuda a achar o fio da meada e prosseguir, de alguma formam, reativando o movimento. Fisicamente, trata das dislexias e problemas cerebrais ligados a fala e a comunicação.

O Olho-de-Tigre é a pedra da descomplicação. Usando junto ao corpo ela te leva a soluções positivas de qualquer problema.

Ônix

As pedras lisas pretas significam uma parede inteiramente fechada, densa, sem poros, que não dá passagem a nenhum tipo de energia, apenas rebate. Desta forma, pode até nos proteger contra energias desequilibradoras  que venham em nossa direção, porém não as eliminam. Pelo contrário, ao rechaçá-las sem dissolvê-las, como faz a turmalina preta, provoca a sua permanência no ambiente, onde continuam vibrando e se acumulando, com a possibilidade de causar danos. É por isto que o Ônix é conotado, como as pedras pretas, a cor preta em geral, com as "forças do mal". Na chamada "magia negra" os praticantes usam esta cor para se defender e acabam colhendo os efeitos da reverberação, deve ser cortada por uma "caminho", ou seja, por uma outra cor qualquer. 
O Ônix é uma pedra de separação. Não recomendo este uso, pois já vi casos em que foi utilizado em um momento de raiva  ou mágoa e gerou um arrependimento posterior e, quase sempre, irreversível. Geralmente quando se quer - com toda certeza - separar duas coisas, põe-se os nomes (pessoas ou situações) em um papel e sobre ele a calcita ótica com uma Ônix por cima.
Mas muito cuidado com as atitudes radicais e impetuosas. Tenho como exemplo o de pessoa (Crista S.) que tinha  um filho que brigava muito com o pai. Usou o Ônix para se parar os dois. Resultado foi que o filho se mudou de casa, indo para outro estado e nunca mais deu notícias. 
O Ônix é uma pedra da separação e do fechamento.

Opala

A Opala é a unica pedra que não tem uma estrutura molecular definidas e contém muita água. Por isto, quando olharmos, percebemos que capta cores (lembra um pouco a madrepérola). Na verdade, é uma pedra de um incrível fortalecimento, pois esta sua capacidade de absorção faz com que possa tudo conter,  represente a plenitude. 
A Opala é a pedra da fonte do todo.  No candomblé, inclusive, é pedra de Oxalá. Trabalhamos com ela pra saber como alcançar e direcionar a nossa plenitude. Este trabalho é acoplado com o uso da Magnetita ou da Hematita. Se você é dispersivo em pensamentos e ações, uma Opala certamente pode reforçar esta tendência, mas se você for do tipo de pessoa concentrado ela lhe proporcionará olhar para muitos assuntos. As Opalas, particularmente as de fogo (leitosas), são boas para os negócios, apesar de poderem afetar o plexo solar de forma adversa. Sempre que o usuário se sentir desconfortável com o uso desta pedra, deve retira-la.
No entanto , as Opalas podem intensificar a consciência cósmica e trazer alegria e criatividade. Algumas vezes são associadas a intuição.
O melhor lugar pra usar as Opalas é no dedo mínimo, o mais longe possível do corpo. Não devem ser usadas por adolescentes ou em conjunto com outras pedras. Quando usada apropriadamente elas enviam amor ampliado do usuário para quem está próximo.
É a pedra da plenitude e da fonte geradora.

Pedra da Lua

A Pedra da Lua vai atuar exatamente como a luz da lua sobre uma estrada de fazenda: nos dá a luz suficiente para percebemos os contornos mais sutis. Ao contrario da claridade óbvia de exposição, provocada pela luz solar, o clarão lunar exige uma quietude para que a percepção seja nítida. 
É portanto, a pedra que vai trabalhar a nossa calma interior, que leva ao discernimento e a serenidade, a tão sonhada paz de espirito. E nos torna preparados para receber , nesta calma do íntimo, todos os estímulos e acontecimentos. Pede ser, pois, usada para tratar no campo físico dos problemas considerados femininos: gravidez, fertilizante, distúrbios hormonais, etc. É a pedra do discernimento, da serenidade e da fertilidade.

Pedra do Sol

A Pedra do Sol é uma pedra linda, encontrada no tons marrom-dourado ou azul-violeta. Em ambas as cores parecem cobertas de purpurina dourada, que representa o nosso brilho máximo.
A Pedra do Sol vai trabalhar nosso brilho externo, diante do publico, principalmente nas situações em que vamos nos sentir testados de algum modo. Ela vai nos tornar confiantes de que estamos sendo brilhantes aos olhos dos outros. Isto não é apena uma impressão, pois esta pedra coloca em atividade máxima o melhor do nosso potencial de realização, o que conduz o sucesso, ou pelo menos, abre as chances para que ele ocorra. Nos dá, no minimo, a certeza de que entramos com tudo e não nos permite nos sentirmos fracassados. 
A Pedra do Sol azul trabalha num nível mais interno. Permite que tenhamos o máximo uso do nosso potencial de percepção, de intuição, de captação, de outras dimensões e ao mesmo tempo, que comuniquemos a este mundo à nossa volta aquilo que percebemos da forma mais brilhante. É um canal direto. Esta pedra nos dá a dimensão do nosso brilho interior, trabalhar a nitidez e a certeza das nossas idéias e da nossa expressão. Traz confiança no nosso brilho interior, de modo que possamos trazê-lo a público sem medo. Faz, portanto, um trabalho anterior e conjugado com a Pedra-do-sol dourada. é conhecida como a pedra da autoconfiança e do brilho máximo.

Pirita

Conhecida como "ouro de tolo" devido ao seu brilho semelhante ao do ouro, a Pirita anda fazendo bastante este papel, pois os comerciantes, espertamente, a tem vendo com a garantia de que "é a pedra que traz dinheiro" e os compradores , totalmente tem acreditado nesto e vem pegando preços extorsivos por ela. 
Na verdade não é nada disto mesmo porque não existe mágica para ganhar dinheiro. O que a Pirita vai fazer é nos propiciar o auto-discernimento, ou seja, a capacidade de diferenciarmos nosso brilho verdadeiro do nosso brilho falso. Nosso potencial concreto de realização que só nos atrasa na vida e nos afasta da satisfação palpável e possível. 
Capazes desde auto-discernimento e desta autocrítica, sim, podemos nos dirigir para aquilo em que melhor nos aplicamos, propiciando uma adaptação correta ao que é nosso e conquistando, como consequência, as riquezas que nos pertencem.
A Pirita é conhecida entre os que realmente a sabe dos poderes dela como a pedra do auto-discernimento e da autocrítica. 

Quartzo

Quartzo Azul
O Quartzo Azul retira e elimina as interferências e inadequações nas comunicações. Limpa as influências confusas, os "ruídos" no canal. Tipicamente, aquelas situações em que as pessoas parecem surdas: cada um fala uma coisa que o outro não entende. É para ser usada quando as pessoas não conseguem se entender e se queixam disto. Serve para aquelas pessoa que tem a sensação de isolamento, que não conseguem se fazer compreender, como se falassem uma coisa e as pessoas entendem outra ou de que pensam uma coisa e no final acabam falando outra, ou seja, pensam que o mundo não as compreende.
É conhecida como a pedra da estabilização da comunicação.


Quartzo Branco
O Quartzo Branco é o equilibrador por excelência. Dono do prisma, contém tas as cores e pode ser usado no lugar e função de qualquer uma delas. É, portanto, uma pedra polivalente. É o ativador e desativador da energia (obedecerá a nossa ordem mental) em qualquer situação.
Limpa o campo áurico e o ambiente, promovendo uma constante limpeza das energias. É estimulante e atua bem contra o estresse e a fadiga. Muito bom para a clareza de raciocínio para promover a lucidez e a compreensão. Para tratar de todos os problemas cerebrais e nervosos. Ótimo também para ajudar a clareza de raciocínio no trabalho, pois agiliza a mente.
É a pedra do equilíbrio.


Quartzo Fumê
O Quartzo Fumê vai ter as mesmas atuações da Turmalina preta, ou seja, proteção, concretização e abertura de caminhos e conquistas materiais na nossa vida.
Sua principal função, porém, é a da concretização. Isto que dizer que deve sempre ser usado quando desejamos realizar de fato um objetivo e poder ser acoplado a pedra em questão. Também é excelente para por o nosso pé no chão, pois nos faz lidar de forma realista com as circunstâncias que nos cercam, o que possibilita que caminhemos de forma mais fluida, por não estamos envolvidos em enganos e ilusões. Isto vai desde a aceitação da minha imagem física, que é uma das formas como me relaciono com  o mundo (por exemplo, se sou gordo, não vou mai ficar brigando com esta questão, vou conviver com ela, agir de acordo e obeter os melhores resultados da minha relação com o mundo enquanto gordo), até os casos que a pessoa "perde o rumo", tipo uma depressão, confusão mental, excesso no uso de bebidas e drogas, doenças que não acabam mais. Nesta situação, deve-se das a pessoa o cristal fumê para que não perca o chão, não se desconecte da realidade e compreensão.
É conhecida como a pedra da concretização.


Quartzo Rosa
O Quartzo Rosa ou Cristal cor-de-rosa, como é mais conhecido, é a pedra que vai cuidar do equilíbrio afetivo por excelência, trazendo a harmonia interna e externa, em função da não existência da carência e suas consequências desestabilizadoras de pessoas e ambientes, das relações com você mesmo q com os outros.
Usado normalmente, o Quartzo Rosa vai eliminar a angústia, a depressão e levantar nossa auto-estima, balancear nossas questões afetivas. Deve estar presente em qualquer situação em que se queira recuperação e manutenção da harmonia.
O Cristal cor-de-rosa é excelente para crianças, pois balanceia na hora em que acontecem as possíveis causas de uma futura carência, fazendo com que a criança ponha pra fora o que a magoa, o que a perturba e não deixa que estes sentimentos se entranhem ou se tornem um buraco profundo.
Além disto, o Quartzo Rosa é um ótimo calmante excelente contra a insonia. É também muito bom para paziguar ambientes exaltados em geral. Reduz a agressividade e a ansiedade.
É também chamado a pedra do colo. Segurá-lo sempre traz uma agradável sensação de conforto, de consolo. De não se estar sozinho, abandonado. Nos casos de angústia e depressão, pode ser colocado no meio do peito, na altura do coração. As mulheres podem carrega-lo no sutiã e os homens no bolso da camisa. Pode ser chamado de um grande e carinhoso amigo.
É a pedra da harmonia e do afetivo.


Quartzo Verde
O Quartzo verde é a pedra da cura por excelência. Embora todas as pedras verdes possam ser usadas para este fim curativo, o Quartzo verde é considerado como o principal ativador da cura, pois age como estabilizador do tronco do emocional sobre o físico,  segurando este impacto e amenizando os prejuízos desta relação quando desequilibrada. 
O Quartzo verde é chamado de "o enfermeiro". É a pedra que vai cuidar também das relações de simpatia e antipatia entre as pessoas, ou seja, estabiliza também os impactos causados pelos desencontros de magnetismo nos relacionamentos e que podem gerar desestabilizações e mal-estar.
Em qualquer caso de doença pode e deve ser usado, principalmente quando não temos um diagnóstico preciso ou quando não sabemos o que fazer, como tratar.  Faz uma excelente parceria com a ametista: o Quartzo verde estabiliza a cura, o que quer dizer, elimina a doença se for possível ou a coloca no ponto mais suportável possível, enquanto a ametista joga a pessoa no próximo estágio, que não sabemos o que será, mas será o melhor para o usuário, sem dúvida.
É a pedra da cura.

Rubi

O Rubi é uma pedra preciosa que deve ser cuidadosamente estudada antes de sua escolha para propósitos de cura. A pedra clássica é usualmente de um profundo, brilhante vermelho, mas pode ser encontrada em colorações rosa e cor de alfazema.
É uma pedra poderosa cuja energia estimulante pode trazer a tona coisas surpreendentes. Como o Diamante, é um amplificador de energia, tanto positiva como negativa.
O vermelho é normalmente interpretado como uma cor de paixão e algumas vezes o efeito do Rubi é o mesmo que sacudir uma capa vermelha na frente de um touro. O Rubi pode trazer a tona raiva ou negatividade. Por esta razão , deve ser usado com conhecimento de como tirar proveito da experiencia, de outro modo, você pode ser vencido pela paixão que surge. Lembre-se que o Rubi pode trazer negatividade para a superfície para ser queimada ou dispersada. Permita a si próprio ser purificado pela experiência e não subjugado pela mesma. 
O Rubi também pode ampliar a energia positiva, aumentando qualquer pureza que você já possua. Esta energia positiva algumas vezes fornece um suprimento extra de energia que se pode utilizar quando se lida com o lado negativo provocado pelo Rubi.
Os Rubis nos ajudam em todos os assuntos de amor, inclusive de amor a nós mesmos. Eles beneficiam o coração e o sistema circulatório e podem promover a filtração e desintoxicação do corpo. É também sugerido para a área dos olhos. 
O Rubi é uma pedra de energia que estimula a motivação e a visualização. Ele pode ajudar ao usuário a ser mais realista em relação a seus objetivos e mais honestos em suas intenções. 
Os Rubis eram considerados pelos hindus como as pedras mais valiosas porque preservam a saúde do corpo e da mente de quem os usava, removendo pensamentos maus, controlando os desejos amorosos, dissipando os valores ruins e reconciliando as disputas.
Os Rubis devem ser usados como broche, anel ou pulseiras de tornozelos. É uma pedra indicada para aqueles nascidos em julho e tem afinidades com os signos de Sagitário, Leão, Capricórnio e Escorpião. 

Rubilita

A Rubilita é uma versão mais bruta da Turmalina Rosa. Como todas as pedras vermelhas, é um estimulante, com a ação eficaz e suave. Pode ser usada constantemente, sem sustos, pois como ela tem uma mistura de pigmentos brancos e vermelho, o que lhe dá, na aparência um tom rosa, não passando a sensação que estamos recebendo uma overdose de estímulos (agitações) pela energia suave que a Rubilita emana. A presença do branco elimina o efeito (agitado) do vermelho.
É uma pedra muito boa para tratar de problemas de fadiga física, circulação, menstruação, fertilidade, gravidez. Ficou conhecida também como a "Pedra da Paixão", por ter, segundo alguns depoimentos , provocado encontros inesperados em que surgiram paixões marcantes. Mas atenção: este é um tipo de paixão movido pelo tesão, pela atração. Não é o que se chamaria de um amor tranquilo.
Quando você estiver cansado e precisar levantar o ânimo, agir, ponha no bolso qualquer uma pedra vermelha e saia. A Rubilita, especialmente, tem desempenhado bem este papel.

Rutilado


O Cristal Rutilado tem um grande beneficio na nossa vida: Toda vez que nos lançarmos em uma empreitada mais ousada, que pede o uso de todo o nosso potencial, nosso esforço máximo, aquela em que estamos jogando todo nosso cacife, ele vai amenizar este esforço, propiciando que, dentro da tentativa, encontremos o caminho mais sólido e ao mesmo tempo menos pesado, mais agradável de conseguirmos abrir os caminhos. Ou pelo menos de ter a compreensão, a clareza da situação, porque os rutilos (raios dentro da pedra)são caminhos de luz. Nos leva a iluminação. Como toda presença de dourado, permitem que mergulhemos num contato nítido com outras dimensões, enxergando dentro do desconhecido, vendo no escuro. Com esta pedra junto a nós nas situações desconhecidas (escuras), fosse um fósforos que riscamos e teremos um raio de luz onde localizamos para prosseguir nos movendo.
Outra energia que os Cristais Rutilados emanam é a eliminação de lembranças do passado que tenham um enfeito negativo sobre o presente. É um mediador na autoconfrontação e pode neutralizar efeitos de autodesprezo.
Resumindo: os cristais Rutilados são "lanternas" que iluminam os caminhos no escuro das vivencias. É a pedra da iluminação.

Safira

A Safira é uma pedra serena. A maior parte das pessoas, quando fala da Safira, se refere à linda Safira de um azul profundo, mas a pedra por se apresentar nas cores cinza, preta, amarela e verde.A Safira tem a serenidade, a quietude sem fim e a calma do panorama visto do topo de uma montanha. Você pode expor a sua influencia tranquilizante e deixar que a distração e a negatividade se afastem. A Safira o ajuda a descobrir a melhor maneira de contemplar a paz da existência. Diminui as tensões e alinha os planos físicos, mental e espiritual.
A Safira pode ser uma pedra importante para aqueles que sofrem de confusão mental ou depressão, para aqueles envolvidos em situações que fogem a seu controle, ou ainda para as pessoas que tem problemas de concentração. A Safira o ajudará a ter um contato maior com sua própria essência e a entender seu papel no funcionamento do universo. Esta pedra também é útil para a meditação.
De todas as Safiras, as pretas são as de maior poder de proteção. Elas devem ser usadas em anéis. São pedras sugeridas para Gêmeos, Virgem, Libra, Touro e Capricórnio e é recomendada para curadores e pessoas envolvidas em atividades mentais.

Safira Estrela

A Safira Estrela é recomendada para pessoas que desejam despertar ou aperfeiçoar suas habilidades psíquicas. Ela funciona como um agente de relaxamento durante tempos de extremo esforço. Curadores do espirito e do corpo muitas vezes usam esta pedra. 
A Safira Estrela é algumas vezes é chamada de "pedra do destino", por causa das três lustras na sua superfície, que representariam a Fé, a Esperança e o destino. Tem uma propriedade singular em relação as outras pedras usadas como talismã, pois ela continua a influenciar seu dono anterior mesmo depois de ter mudado de mãos.
A Safira Estrela, como todas as Safiras, deve ser usada em anéis. Não deve ser usada em colares, ou seja, sobre a área do peito, porque pode trazer problemas de outras pessoas para o usuário.

Sodalita

A Sodalita é uma pedra que pode produzir fortes mudanças em sua atitudes. Como outras pedras azuis, ela o ajuda a ser mais objetivo e menos crítico a cerca do modo como lidar com a existência e a desvencilhar-se das armadilhas provocadas por um estilo de vida complicado. Ela o ensina também a examinar os seus objetos após serem alcançados.
Especialistas sugerem a Sodalita para equilibrar o metabolismo. É benéfica para os órgãos de limpeza e sistema imunológico. Diz-se que a Sodalita combater os efeitos da radiação natural ou artificial. Por isso é recomendada para aqueles que trabalham com equipamentos de Raio-X ou tem contato com material radioativo. É também recomendada para as pessoas envolvidas com acupuntura.
A Sodalita é a pedra da expressão e da fala. Cuida muito bem dos problemas da área da garganta, coisas como disfunção da tireoide, tosse, dor na garganta, rouquidão, etc. Faz bastante efeito se utilizada na água de beber.

Topázio

O Topázio é uma pedra de grande empatia que quase imediatamente mostra seu brilho quente. O Topázio  mais comum tem a cor amarela, mas também pode ser encontrado nas tonalidades verde, azul e marrom. Quando usar o Topázio , lembre-se dele em termos do sol. enviando luz e raios que suavizam, curam e dão vida. A cor amarela é estimulante, mas de um certo modo é muito suave. o Topázio transmite raios dourados de energia em todas as direções. Sua Sua natureza benevolente envia sua dádiva de energia positiva a todos que precisam. o Topázio ´r ideal para as pessoas em crise ou com necessidade de motivação. Ele carrega e aumenta o nível de energia do usuário.
o Topázio irradia em todas as direções igualmente e quem usa deve tomá-lo como exemplo e aprender a progetar sua visão em mais de uma direção. Ele será de grande valor para as pessoas que estão sempre às voltas com resolução de problemas como aqueles envolvidos nas artes e nas ciências.
O Topázio é uma excelente pedra para relaxamento e conforto. Acalma o sistema nervoso e diminui a tensão ajudando ao usuário torna-se completo e satisfeito. O sangue também se beneficia do uso do Topázio.
Uma outra propriedade desta pedra é iluminar o caminho para os objetivos a que você se propõe. Ele se introduz nas nuvens que obscurecem sua visão interna e ajuda a tornar clara a direção correta a seguir. 
O Topázio nos auxilia a achar nossos recursos naturais e nos permite experimentar a alegria do infinito. Faz-nos apreciar a dádiva da vida. Aqueles em sintonia com a energia positiva do Topázio se sentem generosos e sem limites.É a pedra para os nascidos sob os signos de Leão, Sagitário e Gêmeos. 

Turmalina

A Turmalina tem uma capacidade de limpadora que permite purificar uma existência inteira. Ela engloba uma grande familia de pedras, incluindo a pedra preta, a Azul, a Olho de Gato, a Verde, a Vermelha e a Melancia. 
A Turmalina retira do usuário os elementos que causam problemas específicos e dissipa os efeitos da energia negativa na existência das pessoas. Traz clareza e clama, ajudando o corpo a viver sem tensões. No sentido espiritual, ajuda-nos a ganhar um conhecimento mais equilibrado do propósito da existência. Ela não dá respostas, mas é capaz de trazer luz informações estarrecedoras ou por vezes dolorosas. 
As Turmalinas tem uma propriedade única e curiosa que talvez explique o seu poder de concentração. Quando aquecido, um cristal de Turmalina desenvolve cargas elétricas  opostas em suas extremidades.
A Turmalina é a pedra para os nascidos em outubro.

Turmalina Azul
Ela tem a mesma qualidade básica da turmalina verde, vermelha ou Melancia, embora produz benefícios para a parte superior do tronco, o sistema pulmonar e o sistema imunológico. Se você se sente mais atraído pela Turmalina Azul do que pelas outras Turmalinas é melhor seguir sua intuição. Alguns acreditam que essa pedra tem uma natureza religiosa e que seu propósito é o de ensinar a espiritualidade a cada um. Pedra da boa conversa e da negociação.


Turmalina Negra
A Turmalina negra é muito diferente das outras pedras negras, porque não absorve a energia negativa, na realidade a repele. Então sugiro usa-la quando se sentir rodeada de energias negativas. É uma pedra valiosa para períodos de crise e extremo stress. Pedra da proteção.

Turmalina Olho de Gato
Pouca informação existe sobre a Turmalina Olho de Gato. Diz-se  que seus efeitos benéficos ocorrerem somente após longo tempo. Use esta pedra somente se você se sentir muito atraído por ela.



Turmalina Transparente
Esta pedra tem muitas das outras qualidades das outras Turmalinas, mas de uma maneira inferior. Sua falta de cor indica pureza. Ela é benéfica ao sistema imunologico e para desintoxicação do corpo inteiro. Sua energia trás benefício aos olhos e para distúrbios nervosos. 


Turmalina Verde
Dentre todas as pedras desta cor a Turmalina Verde é considerada pelos especialistas como a de maior poder de cura. Ela ajuda a equilibrar todas as áreas. É extremamente benéfica ao sistema nervoso, ao cérebro e ao sistema imunológico.Ela dá a você um sentindo altamente refinado sobre como melhor reconhecer e trabalhar um problema. É também uma pedra que estimula a criatividade e a comunicação. É energética e rejuvenescedora, ela o ajuda a percorrer um problema até a sua conclusão e também a reconhecer e evitar energia negativas antes que estas se tornem maléficas. 
A Turmalina Verde tem afinidade com os signos de Escorpião, Capricórnio, Câncer e Peixes. É a pedra da organização emocional. 


Turmalina Vermelha
Pouco se conhece desta pedra. Alguns autores sugerem seu uso em combinação com a verde de modo obter resultados semelhantes aos obtidos pela Turmalina Melancia


Turmalina Melancia
A Turmalina Melancia beneficia a todos que se sentem atraídos por ela. É um combinado das cores verde e rosa em camadas. É uma pedra que nops mostra, através do seu exemplo, como os opostos podem trabalhar juntos. O rosa é um tom pálido do vermelho, o oposto complementar do verde e o equilíbrio resulta nesta combinação.
A Turmalina Melancia é boa para resolver problemas; ela nos ajuda a aceitar o passado e torna o presente o mais confortável possível.
A Turmalina Melancia ensina uma lição: a de que somente pela compreensão podemos encontrar a paz verdadeira.

O Som das Pedras....♪ ♪ ♪